segunda-feira, 27 de junho de 2016

BRIDGET JONES: Louca pelo garoto


Título: Bridget Jones - Louca pelo garoto
Autora: Helen Fielding
Editora: Companhia das Letras

   Confesso que demorei mais do que o normal para ler esse livro, achei o início meio chato e pensei "nossa, Bridget com 50 anos e os mesmos impasses e confusões dos 30. E cadê o Maaark???"... Mas depois a história vai adquirindo uma certa graça e fica envolvente.
   Jonesinha se descobre  na 'pista pra negócio' nas redes sociais e a partir daí sua vida amorosa recomeça com as mesmas trapalhadas de sempre, trapalhadas essas que não envolvem somente o seu pseudonamorado gostosão, mas também seus dois filhos e amigos íntimos, todos são alvos fáceis das peripécias da personagem mais estabanada de todos os tempos.
   Até pensei em criticar o fato de apesar da idade e de tudo vivido ela continuar com a mentalidade completamente fora de órbita, insegura, lutando contra a balança, sem emprego fixo e sem coordenação nenhuma! (rsrsrs) Mas se não fosse assim, não seria A Bridget Jones que todos aprenderam a amar e não há motivo para estabelecer regras de maturidade, cada um é o que é e ponto! 
   A ausência de Mark Darcy é evidenciada em várias partes, é nítido o eterno amor que Jones tem por ele e o quanto faz falta sua presença na vida dela e das crianças. É fato que seguir em frente é difícil, ainda mais se tratando de BJ, que tem o dom de transformar todas as situações possíveis em catástrofes psicossomáticas. Daniel também tem suas pontas na história, mas achei que não ficou legal o modo como tudo se encaminhou com ele, ficou meio perdida sua participação, como se fosse apenas uma obrigação ter que colocá-lo ali. 
   Enfim, não posso dizer que é o melhor livro de Fielding, mas valeu a leitura e talvez para algumas leitoras foi importante perceber que a vida não acaba aos 50, mesmo viúva e com filhos pequenos, que aventuras amorosas podem ser doloridas e ao mesmo tempo gostosas, que mesmo com piolho, vomitando, soltando pum, pendurada em uma árvore com a calcinha de fora ou suja de chocolate quente podemos ser atraentes (ficção puraaaa rsrsrs).